quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ciúmes quem já não sentiu?



Considerada uma das emoções humanas mais potentes, todos nós já sentimos ciúmes em algum momento de nossas vidas,podendo ser de quem amamos ou de coisas que possuímos,mas dependendo da nossa personalidade, situação e circunstâncias,o ciúme pode variar em termos de tipo e de grau de intensidade. Embora existam pessoas com mais e menos tendência para serem ciumentas,mais no fim a verdade é uma só...ninguém escapa.E claro,tudo no mundo tem seu lado positivo e negativo.

O lado positivo: protege o amor
Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, ele lembra ao casal que um não deve considerar o outro como definitivamente conquistado. Pode encorajar casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado.

Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte. Em doses pequenas e manejáveis, ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. Mas quando é intenso ou irracional, a história é bem diferente.

E aí,

O lado negativo: prejudica o amor
Às vezes sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais. Por exemplo, quando um homem provoca uma cena embaraçosa numa festa porque sua mulher aceita um convite para dançar com um velho amigo ou quando uma mulher é tomada de ciúmes excessivos pelo fato de o marido ter uma mulher como chefe no trabalho.

Este tipo de reação pode afetar gravemente uma relação, levando o outro parceiro a sentir-se constantemente pisando em ovos para evitar uma crise de ciúme. O parceiro ciumento, muitas vezes ciente de seu problema, oscila entre sentimentos de culpa e auto-justificação.

Enfim,nós vemos ciúmes em toda parte até mesmo nos livros que lemos,como por exemplo:

Otelo : O ciúme é um tema fundamental na tragédia, pois além do ciúme de Otelo por Desdêmona, temos o de Iago por Cássio , porque este tem um posto militar superior ao seu, e o de Rodrigo, cúmplice de Iago, por Otelo, porque está apaixonado por Desdêmona.

Dom Casmurro: No despertar do ciúme, teve papel certamente preponderante o sentimento de culpa que carregava Bentinho por não cumprir a promessa de sua mãe, de tornar-se padre e daí o ressentimento inconsciente contra Escobar, que o ajudara a dissuadir a mãe de seu intento, permitindo seu casamento com Capitu.

Alves & Cia: Após ofender e expulsar de casa a mulher, começa a sofrer as dores do ciúme, mas, já nas primeiras páginas Eça deixa claro que o desejo de sofrer de Alves não vai longe: Então imediatamente resolveu resistir àquele estado de perturbação e inquietação./ Quis que no seu espírito reinasse a ordem; que tudo na casa retomasse o seu ar regular e calmo.

São Bernardo:Onde o tema do ciúme vem mesclado com uma crítica ao coronelismo dominante no Nordeste.

Frases
"O ciúme é o pior dos monstros criados pela imaginação."
(Calderón de la Barca)

"Para certas mulheres altivas e donas de si, o ciúme do homem amado pode se apresentar como maneira especial de mostrar o valor que essas mulheres possuem." (Stendhal)

"Ciúmes é um sentimento que vem embrulhado em medo." (Autor desconhecido)


Site: http://pt.wikipedia.org
Site: http://www.blogdamulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário